Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inclui programa da Faculdade Milton Campos no Portal de Boas Práticas
 

Matéria

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inclui programa da Faculdade Milton Campos no Portal de Boas Práticas

15 / Dezembro / 2022

A iniciativa ainda irá disputar o Prêmio Conciliar é Legal – 13ª Edição – 2022

 

O Programa Arbitragem Acadêmica da Faculdade Milton Campos foi aprovado, por unanimidade, para ser incluído nas novas iniciativas no Portal de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa foi vinculado ao Eixo Conciliação e Mediação, por imprimir novas sistemáticas a processos de área da conciliação. Ainda, irá disputar o Prêmio Conciliar é Legal – 13ª Edição – 2022, que acontecerá na sessão de abertura do ano judiciário de 2023.

 

Criado pelos professores Camila Linhares e Daniel Secches, em parceria com Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o programa visa ampliar as possibilidades de acesso à justiça com a democratização da arbitragem para causas de baixa complexidade, de nenhuma ou pouca necessidade de produção de provas, composto por professores e alunos que vão resolver conflitos trazidos pelo judiciário. 

 

Entrar para o Portal de Boas Práticas significa ter o reconhecimento do CNJ que o programa possui sintonia com o escopo de trabalho a que se propõem e cumpre requisitos importantes como: ser sólido ( ter no mínimo dois anos de existência); ser replicável (pode ser ampliado) e apresentar resultados comprovados e recomendados.

 

Para o professor da Faculdade Milton Campos, Daniel Secches, “essa é uma enorme conquista para  o Programa Arbitragem Acadêmica, inédito em iniciativas similares, e que demonstra a chancela e recomendação do Conselho Nacional de Justiça sobre a metodologia que estamos desenvolvendo em busca de prevenção e desjudicialização de conflitos, como proposto pela Agenda 2030 da ONU e meta 09 do CNJ”, conta.