Biblioteca Biblioteca
 

Biblioteca

Como funciona

A Biblioteca Valle Ferreira, também chamada como Biblioteca da Faculdade de Direito Milton Campos, tem como finalidade de atender alunos, professores, colaboradores e comunidade. É aberta ao público em geral para consulta e os empréstimos domiciliares são feitos a alunos matriculados, ex-alunos, professores e colaboradores. É supervisionada pela professora Tatiane Cristina Franco Puiati, Diretora da Faculdade de Direito; e a Bibliotecária responsável, Tissiane Torres Vieira, é registrada no nº 2839, do CRB-6ª Região.

O regulamento da Biblioteca é aprovado pelo Conselho Superior e seu acervo total já supera os 70 mil exemplares, dentre livros, periódicos e materiais especiais. Além disso, possui acesso às diversas bases de livros e periódicos digitais, oferecendo recursos digitais de diversas áreas do conhecimento, e principalmente, para apoiar a pesquisa nos cursos oferecidos pelas Faculdades Milton Campos.

O próprio aluno tem acesso as obras do acervo, onde pode fazer consultas e retiradas de livros, sendo o empréstimo realizado pela equipe de atendimento. As obras do acervo são protegidas por um sistema antifurto, instalado na entrada da Biblioteca e, por isso, as bolsas e pastas são permitidas dentro do recinto. O sistema de classificação de assuntos adotado na organização do material bibliográfico é o CDU (Classificação Decimal Universal).

Biblioteca

Saiba tudo sobre nosso
Biblioteca

  • Sobre a Biblioteca

    • Consultas, Renovações e Reservas

      Em nossas estantes existem muito mais do que livros, existe cultura!

      Nosso objetivo é oferecer um ambiente favorável à autoaprendizagem e apoio às atividades intelectuais, disseminar informações úteis, desenvolver o sentido crítico na comunidade acadêmica e orientar os usuários em suas pesquisas.

      As nossas bibliotecas possuem milhares de publicações em diversas áreas do conhecimento e uma moderna infraestrutura, espaços para leitura e salas de estudos em grupo e individuais.

      Por meio do Sistema Pergamum, o usuário tem acesso on-line à serviços como:
      ‘Consultas’, ‘Reservas’ e ‘Renovações’ das publicações.

      Acesse os links e usufrua dessas vantagens:
      Renovação on-line
      Consulta on-line


      Tutoriais Pergamum
      – Consulta
      – Renovação
      – Reserva
      – Malote

    • Bibliotecas Virtuais e Bases de Dados

      Confira no passo a passo como é fácil usar:

      Acesso para alunos – Acesse o Ulife Aluno > Clique em Menu > Ambiente Virtual de Aprendizagem > Sala de Aula Virtual > Selecione uma das Bibliotecas Digitais.

      Acesso para professores – Acesse o Ulife Professor > Clique em Aulas > Sala de aula virtual > Bibliotecas Online > Selecione uma das Bibliotecas Digitais.

      Pearson
      A Biblioteca Virtual Peason é uma Biblioteca Digital que oferece acesso a milhares de ebooks de diversas áreas do conhecimento. Apresenta interface intuitiva e ágil que permite otimizar seus estudos por meio de diversas funcionalidades, como busca rápida, anotações, realçadores de texto, acessibilidade digital, entre outras. É formada pelas editoras: Contexto, Manole, Ibpex, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione, Cia. Das Letras, Rideel, Jaypee e Educs.
      Tutorial de acesso.

      Minha Biblioteca
      A Minha Biblioteca é uma Biblioteca Digital que oferece acesso a milhares de ebooks de diversas áreas do conhecimento. Apresenta interface intuitiva e ágil que permite otimizar seus estudos por meio de diversas funcionalidades, como busca rápida, anotações, realçadores de texto, acessibilidade digital, entre outras. É formada pelas principais editoras de livros acadêmicos do Brasil, tais como: Artmed, Bookman, Cengage, Cortez, Forense, Gen-Atlas, LTC, Manole, McGrawHill, Método, Penso, Saraiva, Tekne e Zahar, entre outras.
      Tutorial de acesso.

      eBook Academic Collection (EBSCOhost)
      Contém um vasto conjunto de títulos eBook multidisciplinares que representam uma ampla cadeia de assuntos acadêmicos e um forte complemento para qualquer coleção acadêmica. A quantidade de informações disponíveis, garante que os usuários tenham acesso a informações relevantes para as suas necessidades de pesquisa.

      EbscoHost
      A EbscoHost é uma das maiores plataformas digitais do mundo e disponibiliza uma variedade imensa de artigos científicos e e-books em diversos idiomas atendendo todas as áreas do conhecimento. Os conteúdos disponibilizados são de alta qualidade e licenciados por editores respeitáveis. A plataforma oferece diversos recursos, tais como: salvar, imprimir, compartilhar em redes sociais, enviar por email ou exportar citações em vários formatos, e muito mais.
      Tutorial de acesso.

      Acesso à ABNT Coleção
      A ABNT Coleção é uma base de dados que reúne as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), usadas para uniformizar a apresentação de trabalhos científicos em todo o país.
      Para acessar a ABNT Coleção, siga as seguintes orientações:
      1. Acesse o endereço: https://www.abntcolecao.com.br
      2. Solicite a senha de acesso na biblioteca da sua Instituição ou entre em contato com o Bibliotecário responsável fale conosco.
      Tutorial de acesso.

      Proview
      A biblioteca digital da Proview tem à disposição as principais obras do Direito dos mais renomados autores da Revista dos Tribunais. Possui obras para atender a sua rotina, com um dos maiores acervos sobre Direito Digital, Reforma da Previdência, Processo Civil, entre outros.
      Acesse por meio do Ulife.
      Clique aqui para acessar o tutorial.
      Clique aqui para acessar a criação de usuário.

      VLex
      A vLex fornece acesso a conteúdo de mais de 100 jurisdições em uma única plataforma. Com o seletor de jurisdição, você pode selecionar uma ou mais jurisdições para visualizar seu conteúdo específico.
      Tutorial de acesso.

      Portal de Periódicos Capes
      O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.
      Acesse aqui.
      O acesso ao conteúdo assinado pelas Faculdades Milton Campos está disponível nos computadores (IP’s) e Rede Wifi.

      RUNA – Repositório Universitário da Ânima
      O Repositório Universitário da nima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.
      Acesse Aqui

    • Manual de Trabalhos Acadêmicos

      O livro “Manual Trabalhos Acadêmicos Ânima Educação” traz informações relativas à padronização de documentos institucionais para todos os níveis de ensino da Universidade. A publicação orienta quanto à elaboração e apresentação gráfica de sua produção acadêmico-científica: TCC, monografia, dissertação e tese, de acordo com as normas de informação e documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de Vancouver.

      Clique Aqui

      RUNA – Repositório Universitário da Ânima
      O Repositório Universitário da nima visa a gestão da produção intelectual das IES da Anima, a sua preservação, bem como maximizar a visibilidade, o uso, e o impacto de suas produções intelectuais.
      Acesse Aqui

      Conheça os Gerenciadores de Referências e Citações
      Acesse aqui.

    • Revistas Eletrônicas de Acesso Gratuito

      REVISTAS – DIREITO

      1. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO. Passo Fundo, RS: Faculdade Meridional, 2011-. ISSN 2238-0604. versão online. Trimestral. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/index.
      2. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO INTERNACIONAL. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2005-2008. ISSN 1980-2587. versão online. Semestral. Disponível em:   https://revistas.ufpr.br/dint/index.
      3. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFPR. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1953-. ISSN 2236-7284. versão online. Trimestral. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/direito/index.
      4. REVISTA DE ESTUDOS JURÍDICOS UNESP. Franca, SP: Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESP, 2010-. ISSN 2179-5177. versão online. Semestral. Disponível em:   https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/issue/view/145.
      5. REVISTA DIREITO GV. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2005-. ISSN 2317-6172. versão online. Quadrimestral. Disponível em: https://direitosp.fgv.br/publicacoes/revista/edicao/revista-direito-gv-1.
      6. REVISTA DIREITO & JUSTIÇA. Porto Alegre: PUCRS, 2005-2017. versão online. Semestral. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fadir/issue/archive.
      7. REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2011-. ISSN 2237-0021. versão online. Quadrimestral. Disponível em:   http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/index.
      8. REVISTA DIREITO, ESTADO E SOCIEDADE. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1991-. ISSN 1516-6104. versão online. Semestral. Disponível em: http://direitoestadosociedade.jur.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home.
      9. REVISTA DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Ijuí, RS: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2013-. ISSN 2317-5389. versão online. Semestral. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/about
      10. REVISTA DIREITO UNIFACS. Salvador: UNIFACS, 2011-. ISSN 1808-4435. versão online. Mensal. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/redu/index.
      11. REVISTA DO DIREITO PÚBLICO. Londrina: Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina, 2006-. ISSN 1980-511X. Quadrimestral. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/index.
      12. REVISTA DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS. Osasco, SP: Unifieo, 2005-2019. ISSN 2358-9949. versão online. Semestral. Disponível em: https://intranet.unifieo.br/legado/edifieo/index.php/rmd/index.
      13. REVISTA SISTEMA PENAL E VIOLÊNCIA. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009-2016. ISSN 2177-6784. versão online. Semestral. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/sistemapenaleviolencia/about.
      14. SUR – REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS. São Paulo: Rede Universitária de Direitos Humanos, 2006-2008. ISSN 1806-6445. versão online. Semestral. Disponível em: http://socialsciences.scielo.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1806-6445&lng=pt&nrm=iso.

       

      REVISTAS – ADMINISTRAÇÃO

      1. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW. Rio de Janeiro: Anpad, 2004-. ISSN 1807-7692 versão online Trimestral. Disponível em: https://bar.anpad.org.br/index.php/bar.
      2. RAC: Eletrônica. Rio de Janeiro: Anpad, 2009. Disponível em: http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3.
      3. ALCANCE. Biguaçu: Universidade do Vale do Itajaí, 2003-. ISSN 1983-716X versão online Quadrimestral. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/ra/index.
      4. RAC: Revista de Administração Contemporânea. Rio de Janeiro: Anpad, 1997-. ISSN 1982-7849 versão online Bimestral. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac.
      5. RAU: Revista de Administração Unimep. Piracicaba,SP: Universidade Metodista de Piracicaba, 2003-. ISSN 1679-5350 versão online Quadrimestral. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/.
      6. RAM: Revista de Administração Mackenzie. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000-. ISSN 1678-6971 versão online Bimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/.
      7. RAP: Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1967-. ISSN 1982-3134 versão online Bimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/.
      8. RCA: Revista de Ciências da Administração. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1998-. ISSN 2175-8077 versão online Quadrimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/.
      9. REGE: Revista de Gestão. São Paulo: FEA/USP, 1995-. ISSN 2177-8736 Trimestral. Disponível em: http://regeusp.com.br/.
      10. GEP: Gestão & Planejamento. Salvador: UNIFACS, 1999-. ISSN 2178-8030 versão online. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/.
      11. REVISTA ECONOMIA & GESTÃO. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2001-. ISSN 1984-6606. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/index.
      12. REAd: Revista Eletrônica de Administração. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995-. ISSN 1413-2311 versão online. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/read/index.
      13. RBGN: Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo: FECAP, 2004-. ISSN 1983-0807 versão online Trimestral. Disponível em: https://rbgn.fecap.br/RBGN.
      14. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E INOVAÇÃO. Caxias do Sul: PPGA/UCS, 2013-. ISSN 2319-0639 versão online Quadrimestral. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/index.
      15. GESTÃO & PRODUÇÃO. São Carlos,SP: UFSCar, 1994-. ISSN 1806-9649 versão online Trimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/.
      16. PESQUISA OPERACIONAL. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, 1981-. ISSN 1678-5142 versão online Quadrimestral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pope/.
      17. RAE: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: EAESP/FGV, 1961-. ISSN 2178-938X versão online Bimestral. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/.
      18. RAEP: Administração Ensino e Pesquisa. São Paulo: ANGRAD, 2009-. ISSN 2358-0917 Quadrimestral. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/.
      19. ORGANIZAÇÕES & SOCIEDADE. Salvador: UFBA, 1993-. ISSN 1984-9230 versão online Trimestral. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/index/.

       

      REVISTAS – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

      1. BASE: Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2004-. ISSN 1984-8196 versão online Trimestral. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/base/.
      2. CONTABILIDADE VISTA & REVISTA. Belo Horizonte: UFMG, 1989-. ISSN 0103-734X Quadrimestral. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista.
      3. PENSAR CONTÁBIL. Rio de Janeiro: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, 1998-. ISSN 2177-417X versão online Quadrimestral. Disponível em: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/index.
      4. REPEC: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade. Brasília, DF: ABRACICON, 1997-. ISSN 1981-8610 versão online Trimestral. Disponível em: http://www.repec.org.br/repec.
      5. CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. São Leopoldo, RS: Associação Brasileira de Custos, 1994-. ISSN 2358-856X versão online. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/.
      6. REVISTA BRASILEIRA DE FINANÇAS. São Paulo: Sociedade Brasileira de Finanças; FGV, 2003-. ISSN 1984-5146 versão online Trimestral. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbfin/.
      7. REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2003-. ISSN 1679-3870 versão online Semestral. Disponível em: http://faef.revista.inf.br/site/c/ciencias-contabeis.html#tab98.
      8. REVISTA CONTABILIDADE & FINANÇAS. São Paulo: USP, 2001-. ISSN 1808-057X versão online Quadrimestral. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rcf/.
      9. RCC: Revista Contemporânea de Contabilidade. Florianópolis: UFSC, 2004-. ISSN 2175-8069 versão online Semestral. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade.
      10. CONTEXTO. Porto Alegre: UFRGS, 2001-. ISSN 2175-8751 versão online Quadrimestral. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto.
      11. REVISTA DO CRCPR. Curitiba: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, 1972-. ISSN 2318-1761 versão online Quadrimestral. Disponível em: https://www4.crcpr.org.br/new/revista/.
      12. RCO: Revista de Contabilidade e Organizações. Ribeirão Preto -SP: Editora FEA-RP/USP, 2007-. ISSN 1982-6486 versão online. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rco/.
      13. REVISTA DO CRCRS. Porto alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 2010-. Disponível em: http://www.crcrs.org.br/revista-do-crcrs/.
      14. REVISTA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL. Pernambuco: UFPE, 2007-. ISSN 1982-3967 versão online. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ricontabeis.

       

    • Bases de Dados de Acesso Gratuito

      Biblioteca Digital Jurídica (BDJur)
      A BDJur disponibiliza diversos tipos de documentos jurídicos em texto completo.
      Acesse aqui.

      Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
      A BDTD disponibiliza teses e dissertações existentes em meio eletrônico nas instituições de ensino superior brasileiras.
      Acesse aqui.

      Biblioteca Digital do Senado Federal – BDSF
      A Biblioteca Digital do Senado Federal – BDSF foi criada em 2006, com a função de armazenar, preservar, divulgar e possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo.
      Acesse aqui.

      Lexml – Rede de Informação Legislativa e Jurídica
      O Lexml é um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil: uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet.
      Acesse aqui.

      Portal de Periódicos Capes
      O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.
      Acesse aqui.
      O acesso ao conteúdo assinado pelas Faculdades Milton Campos está disponível nos computadores (IP’s) e Rede Wifi.

    • Serviços

      Serviços oferecidos pela biblioteca

      Conheça a Biblioteca

      Empréstimo Domiciliar

      Disponível à comunidade acadêmica e consulta local para a comunidade externa. No ato da retirada de materiais, todos os usuários deverão apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, CNH, CTPS, passaporte, outros documentos de identificação previstos no Código Civil Brasileiro) ou carteira de estudante das Faculdades Milton Campos, o usuário deverá utilizar a senha pessoal ou biometria conforme cadastro efetuado na biblioteca.

       

      Empréstimo Especial nos períodos de prova 

      Os códigos, constituições e leis poderão ser emprestados para consulta em sala de aula, devendo ser devolvidos no final do horário em que forem utilizados. Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique as orientações sobre a modalidade.

       

      Prazos e quantidades 

      • Alunos de graduação: 4, 5 ou 6 obras por 7 dias. (Consulte regras e informações detalhadas com a equipe da biblioteca de sua unidade);
      • Alunos de pós-graduação: 10 obras por 14 dias;
      • Docentes e Colaboradores das Faculdades Milton campos: 5 obras por 14 dias;
      • Alunos egressos: 2 obras por 7 dias (Consulte regras e informações detalhadas com a equipe da biblioteca de sua unidade);
      • Colaboradores Ânima: 2 obras por 7 dias.

      Todos os usuários: 

      • Obras literárias: 2 obras, com o prazo conforme a categoria de usuário acima;
      • Livros consulta interna e Materiais especiais (CD, DVD, entre outros): consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique as orientações sobre a modalidade;

       

      EEBEmpréstimo entre bibliotecas

      O serviço de empréstimo entre bibliotecas possibilita o empréstimo de materiais bibliográficos existentes entre as unidades parceiras, com as quais o Sistema de Bibliotecas possui convênio. Consulte disponibilidade e mais informações sobre o serviço com a equipe de sua biblioteca.

       

      Consultas on-line ao acervo

      Através do catálogo online é possível realizar consulta do acervo, reserva de obras e renovação online de empréstimos. Conte também com auxílio de nossa equipe no balcão de atendimento.

       

      Consulta livre (Acervo aberto)

      Acesso direto às estantes e aos materiais do acervo (livros, teses, revistas especializadas, periódicos etc.) por todos os usuários.

       

      Reserva de material bibliográfico

      O serviço permite ao usuário reservar obras que já tenham todos os seus exemplares emprestados. A reserva obedece a uma ordem cronológica, realizada por meio do catálogo de consulta online.
      O usuário deverá fazer a retirada do material na unidade escolhida no momento da reserva.
      É de responsabilidade do usuário acompanhar seu pedido de reserva pelo meu Pergamum ou pessoalmente no setor de atendimento das Bibliotecas.
      Para mais detalhes, consulte o regulamento ou procure a equipe da sua biblioteca de sua unidade.

       

      Renovação de material bibliográfico

      A renovação dos livros pode ser feita presencialmente ou online. As obras emprestadas poderão ser renovadas por até 10 (dez) vezes consecutivas no sistema online, desde que não haja reserva para a obra e/ou nenhuma pendência do usuário (suspensão e/ou obras em atraso). Caso o usuário deseje renovar os materiais além do limite acima, é imprescindível que ele traga à biblioteca os exemplares a serem renovados.

       

      Visita Orientada – Acolhimento ao Aluno

      A visita orientada é realizada nas dependências e espaços das bibliotecas e objetivam apresentar e demonstrar os serviços aos usuários, contribuindo para que sejam utilizados de maneira correta, rápida e eficiente. Os usuários irão conhecer as instalações físicas, organização do acervo, regras e normas, utilização dos serviços de consulta, reserva e renovações pelo sistema, bases de dados digitais.
      As visitas podem ser agendadas no balcão de atendimento ou conforme disponibilidade.
      Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique a disponibilidade do serviço.

       

      Capacitação
      O objetivo da capacitação é apresentar os recursos de pesquisas e utilização dos serviços oferecidos, para um melhor conhecimento dos mecanismos de buscas que otimizam as pesquisas, despertando autonomia e permitindo assim, excelência no atendimento e satisfação dos nossos usuários. A capacitação será realizada durante todo o ano letivo conforme calendário da Biblioteca e divulgado nos nossos canais de comunicação, podendo ainda ser realizadas mediante agendamento prévio.
      Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique a disponibilidade do serviço.

       

      Bibliotecas Virtuais e Base de Dados

      Nossos usuários poderão desfrutar de bibliotecas digitais e base de dados com diversos e-books, periódicos e artigos científicos em todas as áreas do conhecimento.

       

      Base de dados de acesso livre

      Relação de diversas bases de dados nacionais e internacionais de acesso livre.

       

      Revistas digitais de acesso gratuito 

      Relação de diversos periódicos em todas as áreas do conhecimento com acesso gratuito.

       

      Revistas Institucionais 

      Publicações periódicas produzidas pelas Faculdades Milton Campos.

       

      Orientação a normalização de trabalhos acadêmicos

      As Faculdades Milton Campos fornecem um manual para auxiliar na confecção dos seus trabalhos acadêmicos, em especial o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pautando-se nas normas técnicas (ABNT, VANCOUVER, entre outros).
      Serviço que visa orientar a comunidade acadêmica quanto à normatização dos trabalhos acadêmicos com base nas normas técnicas. Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique a disponibilidade do serviço.

       

      Fichas catalográficas

      Serviço de orientação para elaboração da ficha catalográficas dos trabalhos de conclusão de cursos dos alunos de graduação e pós-graduação. O serviço é realizado de maneira individual e deverá ser solicitado junto à biblioteca. Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique a disponibilidade do serviço.

       

      Auxílio à pesquisa
      Nossas unidades contam com colaboradores capacitados para apoiar nas pesquisas sempre que necessário.

      Cadastro no serviço de ISBN  

      O registro legal das publicações será executado, conforme as regras técnicas estabelecidas, mediante solicitação formal de professores e coordenadores de curso das Faculdades Milton Campos. Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique a disponibilidade do serviço

       

      Gerenciadores de Referências e Citações
      Orientação quanto ao uso dos Gerenciadores de Referências que são utilizados online ou instalados nos computadores e permitem coletar, armazenar, gerenciar e citar as referências bibliográficas utilizadas durante o desenvolvimento de um trabalho acadêmico. Consulte a equipe da biblioteca de sua unidade e verifique a disponibilidade do serviço.

    • Mural de Informações

      Acompanhe o cronograma com as oficinas da nossa biblioteca durante o primeiro semestre.

      Acesse o calendário aqui.

       

      Multa solidária

      Troque sua pendência na Biblioteca por doações.

      Confira em seu e-mail o local de doação e abrace essa causa.

      Com a Multa Solidária, você pode trocar suas pendências por doações de materiais escolares. Assim, as suas multas da Biblioteca podem virar boas ações.

      As doações serão recebidas como troca para quitação de valores referentes às multas por atrasos na devolução de materiais da Biblioteca que foram geradas durante o início da pandemia, a partir de março de 2020. Para saber mais, entre em contato com a Biblioteca da sua instituição.

    • Regulamento

      Acesse AQUI o Regulamento da Milton Campos.

    • Tutoriais
    • Publicações das Faculdades Milton Campos
    • Revistas Institucionais
    • Política de Atualização

      A política de atualização e avaliação do acervo é feita de forma periódica e segue os critérios descritos no documento de “Política de Atualização, Aquisição e Formação do Acervo das Bibliotecas das Faculdades Milton Campos”.

       

      Para mais informações, consulte a equipe da biblioteca da sua unidade. 

       

    • Fale Conosco

      Biblioteca Milton Campos

      Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h
      Endereço: R. Senador Milton Campos, 202 – Bairro Vila da Serra – Nova Lima/MG

      Contato: [email protected]