Comunicado – retorno das atividades presenciais
 

Matéria

Comunicado – retorno das atividades presenciais

21 / Setembro / 2021

À comunidade acadêmica,

 

Conforme anunciado anteriormente, as Faculdades Milton Campos retornarão às atividades presenciais, na graduação, de forma facultativa e gradual, no dia 22/09/2021 (quarta-feira).

 

Após criteriosa análise do Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19 e pesquisas realizadas com professores e alunos foi estabelecido um planejamento para o retorno presencial, com as possibilidades atuais de alocação em salas de aula, respeitando o Decreto Municipal nº 11.613/2021 e atendendo à necessidade de preservar as pessoas integrantes do grupo de risco, que não devem retornar nesse momento, em obediência às recomendações das autoridades sanitárias.

 

O quadro indicativo dos períodos, turnos e turmas que terão aulas presenciais encontra-se no sistema acadêmico. Vale ressaltar que todas as aulas, presenciais ou não, serão transmitidas pela plataforma Google Meet, com ingresso pelos mesmos links já disponibilizados desde o início do semestre letivo.

 

Em outras palavras, o aluno pode assistir a aula presencialmente (no campus) ou remotamente como vem fazendo desde a pandemia.

 

Esclarecimentos importantes para alunos e professores:

 

Chamada: Os alunos que comparecerem ao campus à aula presencial, terão a sua presença constatada no local. Os alunos que assistirem à aula remotamente devem manter a sistemática que vem sendo adotada durante a pandemia. Entretanto, solicitamos aos alunos que optarem por assistir às aulas remotamente, que acessem as salas pontualmente;

Provas: em qualquer caso, seja para os alunos que assistirem às aulas, presencial ou remotamente, as provas continuarão a ser aplicadas on-line, seguindo a sistemática atual;

Turno e horário das aulas: O aluno deve, em qualquer caso, presencial ou remotamente, assistir às aulas no turno e horário matriculados;

Facultatividade: O aluno pode, a seu próprio critério, optar por assistir as aulas presencial ou remotamente. Contudo, se o aluno preencheu o formulário da pesquisa adotando a opção de se manter no sistema remoto, a fim de mudar a mudança para o presencial deve, com a antecedência de 05 dias, preencher o formulário, cujo link é https://forms.gle/gZhLrhHyFVsswuV66, para que seja possível a adequação necessária;

Professores: Os professores receberão, antes do início das aulas presenciais, um treinamento on-line com o Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19, bem como um tutorial para operacionalização dos equipamentos para transmissão síncrona das aulas.

 

 

 

 

Orientações sanitárias gerais:

 

– Não será permitido permanecer nas dependências da unidade após o final das aulas. Todos devem deixar a faculdade imediatamente e sem aglomeração.

 

– A lanchonete não está funcionado, caso queira, leve sua alimentação e use os espaços específicos para este momento. É proibido o consumo dentro das salas de aula.

 

– Possua pelo menos uma máscara reserva. Imprevistos podem acontecer e você estará protegido em qualquer ambiente.

 

– Utilize uma máscara que deixe você confortável e que esteja bem ajustada ao seu rosto. Priorize o uso das PFF-2, TNT ou de tecido com tripla camada.

 

– Atenção! Mesmo vacinado você pode se infectar e, ainda que sem sintomas, transmitir a infecção. A vacina protege contra formas graves da doença, mas não necessariamente evita a contaminação. Tome cuidado!

 

– Se você teve com uma pessoa que testou positivo para Covid-19, fique isolado, informe ao seu médico e ao Comitê de Prevenção e Cuidados COVID-19 da ÂNIMA ([email protected]). Avise as pessoas com as quais você teve contato próximo, sobretudo sem máscara, nas últimas 48 horas, para que elas também fiquem em quarentena até que seu quadro seja elucidado.

 

– Para o consumo de água, você deverá: a) levar o seu copo ou garrafa para coletá-la nos bebedouros, pois as saídas de água para consumo direto estão bloqueadas; b) o ideal é realizar o consumo fora da sala de aula ou mediante o emprego de canudinho, retirando somente um canto da máscara, ou manter-se afastado dos demais presentes no ambiente em que você estiver.

 

– Ajude a evitar a propagação da COVID-19, use máscara sempre e da forma correta. Obedeça às regras de convívio e segurança dentro da instituição. Não se aglomere. E vacine-se assim que possível.

 

Desejamos que a acolhida de todos vocês, presencialmente ou não, seja a melhor possível.

 

Cordialmente,

 

João Batista Pacheco Antunes de Carvalho

Presidente do CEFOS

 

Tereza Cristina Monteiro Mafra

Diretora da FDMC

 

Paulo Tadeu Righetti Barcelos

Diretor da FAMC