Extensão - Milton Campos

Núcleo de Relações Institucionais

O Núcleo de Relações Institucionais cuida de buscar o relacionamento da Milton Campos com outras instituições, universitárias ou não, no Brasil e no exterior. O NRI é o responsável pela negociação e efetivação de convênios de intercâmbio.



Coordenação: Professor Doutor André Rubião - Email: nri@mcampos.br

Edital de Seleção para Intercâmbio 2018 - Milão

No período de 02 de abril de 2018 (segunda-feira) a 09 de abril (segunda-feira), a Secretaria da Faculdade de Direito Milton Campos estará  recebendo inscrições de candidatos para as 2 (duas) vagas de intercâmbio para a UNIVERSITÀ CATTOLICA DEL SACRO CUORE (UCSC-Milão)

Clique AQUI e confira o Edital!

Edital de Seleção para Intercâmbio 2018 - LISBOA

No período de 02 de abril de 2018 a 09 de abril de 2018, a Secretaria da faculdade de Direito Milton Campos estará recebendo inscrições de candidatos para 3 vagas de intercâmbio para a UNIVERSIDADE DE LISBOA (ULISBOA) e 1 vaga de suplente, para o período de setembro a dezembro de 2018.

Clique AQUI e confira o Edital

Tire Suas Dúvidas - Intercâmbio com a Università Cattolica del Sacro Cuore

Como funciona o intercâmbio?

O aluno da Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC) pode cursar seis meses ou um ano na Università Cattolica del Sacro Cuore (UCSC) em Milão.

Quem pode participar do intercâmbio?

Os alunos que tenham completado todas as disciplinas do segundo período, que não tenham sofrido processo disciplinar (nos termos do Regimento da Faculdade) e que não estejam cursando o último período. 

O que fazer para participar do intercâmbio?

As vagas são oferecidas por meio de edital.  Os candidatos devem ficar atento à abertura do edital e fazer a inscrição.

Quando o edital é publicado?

Em março-abril.

Quantas vagas são oferecidas?

Duas vagas por ano.

Quais os critérios de seleção no edital?

50% dos pontos são atribuídos em função da média aritmética das notas do aluno ao longo do curso (essa informação consta na secretaria) e 50% dos pontos são atribuídos em função da análise do currículo e da entrevista em italiano que o candidato fará com ao menos dois  professores.

É preciso ser fluente em italiano para ir?

Não necessariamente. A universidade exige que os alunos tenham ao menos um conhecimento básico da língua. Porém, a fluência do idioma é um dos fatores que pesam nos 50% dos pontos referentes à entrevista.

É possível estudar italiano na UCSC antes do começo das aulas?

Sim, em setembro a Sacro Cuore oferece um curso intensivo de 2 semanas para aqueles que queiram aperfeiçoar o idioma. Além disso, ao longo do semestre, é oferecido um curso de duas vezes por semana. Ambos os cursos devem ser pagos a parte.

Qual o período do intercâmbio?

O período letivo começa oficialmente no início de setembro. No entanto, a maioria dos cursos tem inicio na metade do mês ou no começo de outubro. Isso varia a cada ano e depende do professor. As provas, em geral, são realizadas em janeiro ou fevereiro. Existe, porém, a possibilidade de adiantamento dos exames para estudantes internacionais não-europeus, por meio de requerimento especial ao Setor Internacional da UCSC. Para aqueles que desejam ficar um ano, os exames finais são realizados a partir de maio.

Quais os custos do intercâmbio?

O aluno continuará pagando a Faculdade de Direito Milton Campos e não precisará pagar nada na UCSC. Antes de partir, o aluno deverá fazer a matricula na disciplina “Intercâmbio”, com o pagamento de uma mensalidade correspondente a 4 créditos. O aluno terá que pagar todo o custo de vida durante sua estadia no exterior.

Quais disciplinas podem ser cursadas?

Em regra, todas as disciplinas de qualquer uma das faculdades da UCSC podem ser cursadas. São oferecidos mais de 2000 cursos. No entanto, caso o aluno vá permanecer apenas seis meses, é importante verificar o prazo dos cursos. Alguns cursos são oferecidos apenas no segundo semestre e outros tem duração de um ano.

É possível aproveitar as disciplinas na Milton Campos?

Sim, podem ser aproveitadas disciplinas optativas e horas complementares (sem custo adicional) e disciplinas obrigatórias (com custo adicional). Favor verificar a resolução que institui as Regras de Intercâmbio para saber mais detalhes.

Como proceder para o visto?

Os alunos aceitos para o intercâmbio receberão uma carta de aceite e deverão procurar imediatamente o consulado da Itália em BH para solicitação do visto. Após chegar à Itália, de posse do visto, o aluno terá um prazo de 8 dias para dirigir-se a um correio (“posta italiana”) e dar entrada ao "permesso di soggiorno".

Como é o processo avaliativo na UCSC?

Cada professor tem autonomia para escolher o método avaliativo que pode ser prova escrita, prova oral final, atividades extraclasse etc.

Quais as possibilidades de hospedagem?

A Università Cattolica oferece hospedagem em um local chamado "città universitaria". Há outras opções, como ARBNB, agências ou quartos em apartamentos. Se possível, é melhor o aluno providenciar sua moradia antes de partir, uma vez que ele deverá fornecer um endereço para dar entrada no visto.

Quais as opções de lazer?

A Università Cattolica tem um grupo de estudantes chamado ERASMUS, que cuida de receber os alunos intercambistas, dando-lhes dicas de como viver em Milão, Além disso, o aluno receberá um e-mail da UCSC (normalmente aos domingos), com todas as atividades de lazer disponíveis na semana.

Qual o custo de vida?

Milão é uma cidade cara, em especial no que toca a moradia. Já a alimentação, o transporte e o lazer saem mais em conta. O custo de vida depende muito do padrão de cada estudante. Mas é possível fazer uma estimativa de gastos entre 900 e 1.500 euros por mês.

*Este questionário foi feito com a ajuda de alunos que participaram do intercâmbio. Outras dúvidas podem ser esclarecidas com o Núcleo de Relações Institucionais da FDMC (nri@mcampos.br).

Tire Suas Dúvidas - Intercâmbio com a Universidade de Lisboa

Como funciona o intercâmbio?

O aluno da Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC) pode cursar seis meses na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ULISBOA).

Quem pode participar do intercâmbio?

Os alunos que tenham completado todas as disciplinas do segundo período, que não tenham sofrido processo disciplinar (nos termos do Regimento da Faculdade) e que não estejam cursando o último período. 

O que fazer para participar do intercâmbio?

As vagas são oferecidas por meio de edital.  Os candidatos devem ficar atento à abertura do edital e fazer a inscrição.

Quando os editais são publicados?

Em setembro-outubro e em março-abril.

Quais os critérios de seleção no edital?

50% dos pontos são atribuídos em função da média aritmética das notas do aluno ao longo do curso (essa informação consta na secretaria) e 50% dos pontos são atribuídos em função da análise do currículo e da entrevista que o candidato fará com ao menos dois  professores.

Quantas vagas são oferecidas?

Quatro vagas por semestre, totalizando oito vagas no ano.

Qual o período do intercâmbio?

De fevereiro a junho e de setembro a janeiro.

Quais os custos do intercâmbio?

O aluno continuará pagando a Faculdade de Direito Milton Campos e não precisará pagar nada na Universidade de Lisboa. Antes de partir, o aluno deverá fazer a matricula na disciplina “Intercâmbio”, com o pagamento de uma mensalidade correspondente a 4 créditos. O aluno terá que pagar todo o custo de vida durante sua estadia no exterior.

Quais disciplinas podem ser cursadas?

O aluno pode cursar todas as disciplinas da graduação (em Portugal eles chamam de cadeiras de licenciatura), além das disciplinas de pós-graduação. As disciplinas podem variar de semestre para semestre, mas o alunos podem ter uma ideia consultando os seguintes links:

http://www.fd.ulisboa.pt/cursos/licenciatura/plano-de-estudos/

http://www.fd.ulisboa.pt/cursos/mestrados-em-direito-e-pratica-juridica/

É possível também fazer cursos intensivos (alguns destes cursos são pagos). Eles também variam de semestre para semestre, mas é possível ter uma ideia consultando o seguinte link:

http://www.fd.ulisboa.pt/cursos/programas-internacionais/cursosintensivos/

É possível aproveitar as disciplinas na Milton Campos?

Sim, podem ser aproveitadas disciplinas optativas e horas complementares (sem custo adicional) e disciplinas obrigatórias (com custo adicional). Favor verificar a resolução que institui as Regras de Intercâmbio para saber mais detalhes.

Como devo proceder para o visto?

Os alunos aceitos para o intercâmbio receberão uma carta de aceite e deverão procurar o consulado de Portugal para solicitação do visto. O sistema para marcação de vistos no consulado de Portugal em Belo Horizonte abre apenas uma vez ao mês (geralmente, todo dia 29, às 9h) e é bastante concorrido. Por isso, é importante ficar atento aos prazos.

Qual o custo de vida em Portugal?

O custo de vida em Portugal é relativamente baixo quando comparado ao de outros países da Europa, mas bastante variável em relação ao estilo de vida individual. No geral, gasta-se em torno de 800 a 1000 euros mensais. A tabela abaixo traz uma noção dos gastos essenciais por mês em Lisboa:

 

Aluguel de Quarto Individual

350 a 700 euros

Alimentação (Restaurante Universitário)

150 a 250 euros

Supermercado

100 a 200 euros

Transporte

35 a 70 euros

Telefonia

10 a 20 euros

 

Qual a melhor opção de moradia em Lisboa?

Como o período do intercâmbio é curto, o ideal é buscar por residências estudantis (como Nine Student Living, Doorm etc.), pois já oferecem contratos de curta duração e uma gama de serviços que podem deixar a estadia mais confortável (proximidade com transporte público, limpeza de quarto, lavanderia etc.). É possível também alugar quartos em apartamentos de outros estudantes. Essa opção pode sair um pouco mais barata.

É preciso renovar o visto em Portugal?

Sim, o visto emitido pelo consulado no Brasil (visto de estada temporária) tem duração de apenas 4 meses. Ao final deste período, é preciso renová-lo em uma das agências do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). O valor da renovação é de aproximadamente 100 euros e exige-se um agendamento prévio. Uma dica importante, devido ao excesso de demandas, é fazer o agendamento logo na chegada à Portugal.

É necessário fazer um NIF (CPF português)?

Não é obrigatório, mas é recomendado. É preciso procurar uma das agências de Finanças e apresentar alguns documentos, como passaporte, visto, comprovante de morada em Portugal etc. O NIF é exigido, principalmente, para abertura de conta em bancos e compras pela internet. Ao retornar para o Brasil, é preciso informar às autoridades financeiras portuguesas seu novo endereço.

*Este questionário foi feito com a ajuda de alunos que participaram do intercâmbio. Outras dúvidas podem ser esclarecidas com o Núcleo de Relações Institucionais da FDMC (nri@mcampos.br).

Resolução (regras de intercâmbio)

http://www.mcampos.br/arquivos/regrasparaintercambio.pdf

RESOLUÇÃO Nº 03

de 19 de abril de 2018

                        Institui as regras de Intercâmbio Internacional para alunos da graduação da Faculdade de Direito Milton Campos.

                       O Conselho Superior, no uso de sua competência e atribuições, aprova o Regulamento de Intercâmbios Internacionais, nos termos seguintes:

Art. 1º O programa de intercâmbio internacional pode ser feito em instituições oficiais no exterior conveniadas, ou não, com a Faculdade de Direito Milton Campos.

§ 1º A seleção dos alunos para o programa de intercâmbio internacional nas instituições oficiais conveniadas será convocada e realizada nos termos de edital divulgado na Faculdade de Direito.

§ 2º O programa de intercâmbio em instituição oficial não conveniada com a Faculdade de Direito deverá ser obtido e apresentado pelo aluno interessado.

Art 2º O programa de intercâmbio internacional pode ser feito no período de 1 (um) ano ou em dois períodos de 6 (seis) meses não consecutivos.

Art. 3º O aluno intercambista deverá apresentar um plano de estudos, aprovado pelo Coordenador do Núcleo de Relações Institucionais, antes de iniciar o curso no exterior.

Art. 4º O aluno intercambista deverá providenciar a sua matrícula na Faculdade de Direito Milton Campos no mesmo prazo que os demais alunos.

Parágrafo Único. O aluno intercambista deverá se matricular na disciplina “Intercâmbio”, correspondente a 4 (quatro) créditos por semestre.

Art 5º O aluno intercambista poderá pedir a dispensa de disciplina optativa ou obrigatória da grade curricular da Faculdade de Direito Milton Campos por disciplina cursada em instituição oficial no exterior, observadas as normas desta Resolução e a legislação pertinente.

§ 1º O pedido de dispensa deverá ser encaminhado ao Coordenador do Núcleo de Relações Institucionais que realizará o seu processamento.

§ 2º O pedido de dispensa poderá abranger no máximo 2 (duas) disciplinas optativas para intercâmbio de 6 (seis) meses ou 3 (três) disciplinas optativas para intercâmbio de 1 (um) ano, sem qualquer custo adicional.

I – O aluno intercambista deverá demonstrar no pedido de dispensa de cada disciplina optativa o seguinte:

a) a indicação nominal da disciplina cursada no exterior no plano de estudos aprovado pelo Coordenador do Núcleo de Relações institucionais;

b) a aprovação na disciplina cursada no exterior, cuja carga horária mínima deve ser de 32 horas.

§ 3º O pedido de dispensa poderá abranger 2 (duas) disciplinas obrigatórias para intercâmbio de 6 (seis) meses ou até 4 (quatro) disciplinas obrigatórias para intercâmbio de 1 (um) ano, sendo devido o pagamento do valor dos créditos das respectivas disciplinas da grade curricular da Faculdade de Direito Milton Campos.

I – O aluno intercambista deverá apresentar o pedido de dispensa acompanhado da demonstração da carga horária e do conteúdo programático da disciplina cursada no exterior.

II – O pedido de dispensa será encaminhado pelo Coordenador do Núcleo de Relações Institucionais ao Professor da disciplina na Faculdade de Direito Milton Campos.

III – O Professor apreciará o pedido de dispensa avaliando a compatibilidade dos programas e das cargas horárias das disciplinas cursada no exterior e ministrada na Faculdade de Direito Milton Campos.

Art. 6º A disciplina cursada no exterior que não for objeto de pedido de dispensa poderá ser aproveitada como horas complementares, nos termos da resolução pertinente.

Art 7º A Faculdade Direito Milton Campos e o CEFOS não se responsabilizarão por quaisquer despesas de viagem, de estudos ou de manutenção, nem mesmo por eventuais serviços oferecidos pela instituição oficial no exterior.

Art. 8º Em caso de conflito entre disposição específica desta resolução e cláusula presente em convênio celebrado com instituição estrangeira, prevalecerá a cláusula conveniada.

Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

     Nova Lima, 19 de abril de 2018

Profa. Lucia Massara

             Presidente do Conselho Superior da Faculdade de Direito Milton Campos