Extensão - Milton Campos

Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica

Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica (NPPA) das Faculdades Milton Campos organiza as atividades relacionadas à investigação científica do Direito e áreas correlacionadas (Filosofia, Sociologia, Economia, etc.) desenvolvidas pela instituição com o intuito de aprofundar o conhecimento teórico e também prático a respeito de temas relevantes.



Coordenação FDMC: Professora Doutora Luciana Cristina de Souza - e-mail: nppa@mcampos.br



Coordenação FAMC: Professor Mestre Matheus Lemos de Andrade - e-mail: pesquisa@mcampos.br

Resultado da Seleção CNPq - 2017/2018

O Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica da Faculdade de Direito Milton Campos comunica que foram selecionados os seguintes alunos para receberem o fomento de bolsas CNPq durante o período de 01 de Agosto de 2017 a 31 de Julho de 2018:
 
João Vitor Ordones da Costa Cruz
Orientadora: Dra. Maria Celeste Guimarães
 
Gustavo Lobato Rates
Orientador: André Rubião Resende

Daniele Silva Santos
Orientadora: Dra. Tereza Cristina Monteiro Mafra

Comissão Interna de Pesquisa

A Comissão Interna de Pesquisa é órgão de assessoria da Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica e tem por finalidade promover o fortalecimento dos objetivos propostos por este setor da instituição. Também atua como órgão organizador e recursal durante a Semana de Iniciação Científica. Suas competências se encontram descritas em seu regimento e, atualmente, possui a seguinte composição:

Profa. Dra. Luciana Cristina de Souza (Coordenadora): http://lattes.cnpq.br/7485564742694522
Prof. Dr. André Rubião Resende: http://lattes.cnpq.br/4416971072504497
Profa. Ms. Daniela Recchioni Barroso: http://lattes.cnpq.br/7541974667704629 
Profa. Ms. Mariana Alves Lara (doutoranda pela USP): http://lattes.cnpq.br/6691591501135325
 

Currículo Lattes

Seguem, abaixo, algumas dicas sobre o preenchimento do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br:

a) Eventos como palestras, seminários, congressos, etc.?
LATTES --> EVENTOS --> INCLUIR NOVO ITEM --> FORMA DE PARTICIPAÇÃO: OUVINTE (SE FOR PRESENTAR ARTIGO OU EXPOSIÇÃO ORAL, CLICAR EM “PARTICIPANTE” E INDICAR O “TIPO DE APRESENTAÇÃO”)

b) Iniciação Científica (voluntária ou com bolsa)
i - cadastro da instituição
LATTES --> ATUAÇÃO --> ATUAÇÃO PROFISSIONAL --> INCLUIR NOVO ITEM --> INSTITUIÇÃO --> ÍNCULO: BOLSISTA (MARCAR “NÃO” NA OPÇÃO “VÍNCULO EMPREGATÍCIO”)--> ENQUADRAMENTO FUNCIONAL: BOLSISTA (TIPO CEFOS / FAPEMIG / VOLUNTÁRIO) --> SALVAR 

ii - cadastro do bolsistas na instituição
--> VOLTAR EM ATUAÇÃO --> CLICAR NO NOME DA INSTITUIÇÃO --> ATIVIDADES --> INCLUIR NOVO ITEM --> ESCOLHER A OPÇÃO “PESQUISA E DESENVOLVIMENTO” --> ÓRGÃO (CADASTRAR O Núcleo de Pesquisa Produção Acadêmica (NPPA)- MG) --> INÍCIO: DATA --> LINHA DE PESQUISA: TÍTULO PRINCIPAL DO PROJETO

iii - cadastrar o tipo de bolsa
--> CLICAR EM FORMAÇÃO --> FORMAÇÃO PROFISSIONAL --> INCLUIR NOVO ITEM --> NÍVEL: OUTROS --> INSTITUIÇÃO / CURSO (DIREITO) --> CARGA HORÁRIA (EM BRANCO) --> MARCAR "EM ANDAMENTO" --> AVANÇAR --> INÍCIO (2015) --> COM BOLSA (AGÊNCIA FINANCIADORA: CEFOS OU FAPEMIG) / SEM BOLSA

c) Cursos (minicursos)
--> CLICAR EM FORMAÇÃO --> FORMAÇÃO PROFISSIONAL --> INCLUIR NOVO ITEM --> NÍVEL: OUTROS --> INSTITUIÇÃO / CURO (DIREITO) --> CARGA HORÁRIA (EM BRANCO)

d) Atualizar texto de apresentação do Lattes
--> CLICAR EM “DADOS GERAIS” --> ESCOLHER A OPÇÃO “TEXTO INICIAL”

Manuais de Formatação

Normas para Formatar Textos Acadêmicos - Download

Projeto de Pesquisa - Download

Normas para Formatar Trabalhos de Conclusão de Curso - Download

 

Projetos de Pesquisa

Um projeto de pesquisa é um planejamento lógico e com metodologia específica de investigação científica que tem por objetivo contribuir para a reflexão a respeito de temas atuais de relevo para o Direito e áreas correlatas. Sua principal função é a análise racional de problemas para a tentativa de apresentação de explicação bem fundamenta e, quando possível, de uma solução para eles visando o bem da sociedade. Podem ser realizadas pesquisas individuais ou coletivas, estas também chamadas Grupos de Estudo e Pesquisa.

A pesquisa pode se desenvolver em âmbito mais teórico ou aliar teoria e prática. Também é possível fazer estudo de casos, o que é muito recorrente no Direito. E é essencial que a reflexão e investigação científica propostas tenha um propósito claro e definido desde o início e um cronograma de atividades viável para o pesquisador realizar. Ao final da execução de todo projeto de pesquisa se espera que exista uma "produção acadêmica", ou seja, que os resultados da pesquisa sejam divulgados por meio de artigos, livros, cartilhas, seminários, etc.

Metodologia para projeto de pesquisa: Download
Normas da ABNT: Download
Tipos de Pesquisa: Download

 

 

Grupos de Estudo e Pesquisa

A investigação científica, especialmente aquela de natureza mais complexa, pode ser realizada coletivamente, o que reúne esforços e recursos, facilitando a sua execução. No caso da Faculdade de Direito Milton Campos, a forma principal é por meio de Grupo de Estudo e Pesquisa (GEP). A regra para as pesquisas coletivas, as quais são organizadas por meio do registro junto ao NPPA, é o seu caráter voluntário.

Excepcionalmente, poderá haver a concessão de bolsas a alunos que participem de atividades em relação às quais venha a ser firmado convênio com órgão de fomento. Para que tais convênios sejam firmados é necessário que um professor solicite a criação de um GEP ao NPPA e, posteriormente, registre um projeto junto é faculdade e às entidades de financiamento de pesquisa (FAPEMIG / CNPq), o qual deverá atender aos requisitos previstos em edital próprio destes órgãos para ser deferido. O valor, a duração e quantidade de bolsas, assim como a possibilidade de sua renovação sempre dependerá do que for estabelecido pelo edital e solicitado pelo professor no projeto registrado junto ao órgão de fomento. Os editais informando sobre novas bolsas para projetos coordenados por professores são constantemente divulgados nas páginas da FAPEMIG (http://www.fapemig.br) e do CNPq (http://www.cnpq.br).

  • Regulamento geral para grupos de estudo e pesquisa: Download
  • Ficha de inscrição (modelo): Download
  • Modelo Projeto: Download
  • Orientação para coordenadores: Download
  • Cronograma de atividades: Download

 

GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO

ÁREA

As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho

Luiz Ronan Neves Koury

Direito do Trabalho

Teoria Geral do Direito Civil - GEDIC

Mariana Alves Lara 

Direito Privado

Estudos e Pesquisa sobre o Código Civil - GECIV

Mariana Alves Lara e

Felipe Quintella Machado de Carvalho

Direito Privado

Liberdade e o impacto jurídico da atuação estatal - LIBER

Mateus Simões de Almeida

Direito Privado

Reforma Trabalhista - GERT

Laura Ferreira Diamantino Tostes

Direito do Trabalho

 

PÓS-GRADUAÇÃO / CNPq

COORDENAÇÃO

ÁREA

Núcleo de Estudos sobre Gestão de Políticas Públicas - NEGESP

Luciana Cristina de Souza

Daniela Recchioni Barroso

Direito Público

A tutela da supraindividualide, e da ordem econômica, em uma perspectiva constitucionalizada da intervenção penal

Luciano Santos Lopes

Direito Penal Econômico

Advocacia Pública em juízo diante do NCPC

Jason Soares de Albergaria Neto

Direito Processual

 

Anais da SIC

Anais SIC 2016 

Semana da Iniciação Científica - SIC - 2017

XIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 2017/1

20 a 22 de novembro 

Confira o Edital AQUI

Clique aqui e confira as notas dos projetos dos alunos

A Semana de Iniciação Científica é realizada há 13 anos pela FDMC e tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos de graduação, bem como pelos docentes orientadores; estimular o debate acadêmico, a discussão de ideias e possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos dos pesquisadores participantes; oferecer atividades de formação em metodologias científicas aos pesquisadores participantes e incentivar o intercâmbio de pesquisadores das mais diversas instituições de ensino superior em Direito. 

 

 

 

 

 

Editais de Grupos de Estudo e Pesquisa - 2/2017

FDMC

  • Núcleo de Estudos sobre Gestão de Políticas Públicas (NEGESP) - Confira o Edital              ​                                                       - Edital retificado (referente a data constante no ítem V, alínea "f")
  • Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Código Civil (GECIV) - Confira o Edital
  • LIBER - Liberdade e o impacto jurídico da atuação estatal - Confira o Edital e a Ficha de Inscrição
  • Grupo de Estudos As interfaces entre o Processo Civil e o Processo do Trabalho - Confira o Edital

​FAMC

  • Grupo de Estudos e Pesquisa e Marketing e Comportamento do Consumidor (GEP – MCC) - Confira o Edital
  • Grupo de Estudos sobre Direito Empresarial e as Inovações nos Novos Modelos de Negócios/Startups – GEP - DEMI - Confira o Edital

 

Iniciação Científica

Pesquisa com Bolsa

A concessão de bolsas de pesquisa é divulgada anualmente pelo NPPA ao corpo discente e docente da Faculdade de Direito Milton Campos em sua página eletrônica. Os interessados devem apresentar um projeto de pesquisa com indicação de professor orientador, no prazo e sob as condições definidos pelo edital que houver sido publicado no ano da candidatura. A duração das bolsas é de 12 (doze) meses. Ao final da pesquisa, o bolsista deverá apresentar-se à comunidade acadêmica publicamente para divulgação dos resultados e apresentar ao menos uma produção acadêmica válida, conforme as regras vigentes que regulamentam a Iniciação Científica da Faculdade Milton Campos, além de atender às exigências estabelecidas pelos órgãos de fomento, que fornecem o pagamento das bolsas.

Programa de Pesquisa Voluntária (PPV)

O Programa de Pesquisa Voluntária (PPV) foi idealizado em 2014, após a X Semana de Iniciação Científica, para atender ao interesse de alunos e professores que pretendam se dedicar aos estudos acadêmicos e à investigação científica sobre temas relevantes para o Direito e suas áreas correlatas nos dias atuais, e que se dispõem a fazê-lo independentemente da concessão de bolsas. Seu principal intuito é preparar e estimular o graduando da Faculdade de Direito Milton Campos à pesquisa crítica e contextualizada, abrindo espaço no âmbito da academia para que os interessados possam participar mais amplamente. 

No PPV, sob a orientação de um professor com dedicação integral ou parcial de qualquer um dos ramos do Direito, os discentes participam de encontros de orientação, recebem informações sobre como aprimorar seus projetos e empreender uma pesquisa de melhor qualidade e podem adquirir prática como pesquisadores. Para maiores esclarecimentos, por favor, procure a Coordenação de Pesquisa em seus horários de atendimento.

Formulário de Inscrição PPV - Download

Regulamento PPV - Download