Extensão - Milton Campos

Núcleo de Monitoria

O Núcleo de Monitoria (NUMO) integra o Centro de Extensão e é constituído por um Coordenador e um Vice-coordenador. Colaboram com o Núcleo de Monitoria os professores-orientadores, responsáveis pela seleção, orientação e acompanhamento dos monitores no exercício de suas atividades.



No Campus II, a Monitoria integra o Núcleo de Atividades Complementares (NAC), dentro do CEPAE/FAMC, e tem por objetivo atrair alunos com bom desempenho acadêmico para auxiliar aqueles alunos com dificuldades.



FDMC - Coordenação: Professor Wander Paulo Brasil Pinto - Email: numo@mcampos.br



FAMC - Coordenação: Professor Daniel Duarte Costa de Avelar - Email: danielduarte@mcampos.br



 



 

Monitores / Horários 2017 - FDMC

  • Quadro de horários dos Monitores do 2º/2017  - Clique aqui

Regulamento - FDMC

REGULAMENTO - NUMO 

Art. 1º - Tendo por finalidade disciplinar as atividades de monitoria estabelecidas na legislação vigente, as regras constantes deste Regulamento integram o conjunto normativo que disciplina a pesquisa, extensão e as atividades complementares que se realizam na Faculdade de Direito Milton Campos. 
Art. 2º - As atividades de monitoria objetivam auxiliar o processo de aprendizado, a promoção da pesquisa institucional e a realização de atividades de extensão no âmbito da Faculdade. 
Art. 3º - O Núcleo de Monitoria (NUMO) é composto dos seguintes membros efetivos, nomeados pela Diretoria, para mandato de 04 (quatro) anos: 
I – Coordenador; 
II – Vice-Coordenador. 
Art. 4º - Ao Coordenador compete: 
I – Representar o NUMO junto a outros órgãos da Faculdade de Direito Milton Campos; 
II – Deliberar, em conjunto com o Vice-Coordenador, sobre os objetivos específicos da monitoria na Faculdade; 
III – Avaliar a necessidade de criação de novas vagas de monitoria ou desmembramento de vagas que atendam a mais de uma disciplina, encaminhando pedido de nova bolsa à Diretoria da Faculdade. 
IV – Promover a seleção dos estudantes-monitores, nos termos da resolução própria; 
V – Fiscalizar o adimplemento dos deveres do estudante-monitor, previstos no estatuto próprio; 
VI – Indicar professores da graduação para atuar como orientadores dos estudantes-monitores; 
VII – Participar da Semana de Iniciação Científica (SIC), garantindo a cooperação de todo o corpo de monitores no evento; 
VII – Decidir, em conjunto com o Vice-Coordenador, a requerimento do orientador de monitoria, sobre pedido de afastamento definitivo de monitor inadimplente, ou que tenha agido de modo a causar prejuízo à Faculdade, no exercício da monitoria; 
IX – Resolver os casos omissos e urgentes. 
Art. 5º. Ao Vice-Coordenador compete substituir o Coordenador nos casos de impedimento, ausência ou por delegação deste. 
Art. 6º. O orientador da monitoria deve ser professor da graduação, vinculado a projeto institucional de pesquisa, individual ou coletivo, aprovado pelo Núcleo de Pesquisa (NUPE). 
Art. 7º. O estudante-monitor deve desenvolver atividades de pesquisa, em auxílio e por determinação do professor orientador, nos termos da regulamentação do NUPE, devendo apresentar os resultados na SIC. 
Art. 8º. Anualmente serão apresentados relatórios sobre as atividades da monitoria, incluindo atendimento a alunos e pesquisa, neste último caso, nos termos do Regulamento do NUPE. 
Art. 9º – Os horários de atendimento da monitoria e os temas de pesquisa desenvolvidos pelos monitores, com a supervisão de seus respectivos orientadores, deverão ser inseridos, para fins de divulgação, no site da FDMC na internet, após aprovação pelo NUMO e pelo NUPE, respectivamente. 
Art. 10 - Cabe ao NUMO auxiliar na realização da SIC, em conjunto com os demais Núcleos, com a participação de toda a comunidade acadêmica. 
Art. 11. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do NUMO. 
Art. 12. Esta resolução entra em vigor no dia 07 de agosto de 2008.

Profa. Lucia Massara 
Diretora da Faculdade de Direito Milton Campos

Resolução de Monitoria - FDMC

Clique aqui e confira a Resolução de Monitoria.

Resolução de Monitoria - FAMC

 

Resolução nº 02/2016

de 02 de março de 2016.

 

O CONSELHO SUPERIOR da Faculdade de Administração Milton Campos no uso de sua competência e atribuições, resolve alterar a Resolução nº 01/2015 que disciplina as Atividades Complementares, passando a vigorar nos seguintes termos:

RESOLVE:

Art.1º As Atividades Complementares, para fins de cumprimento da exigência prevista no Projeto Pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, são aquelas assim definidas neste instrumento, incluindo Atividades Acadêmicas, de Pesquisa e de Extensão, nos termos da tabela em anexo.

Art.2º Compete ao Núcleo de Atividades Complementares (NAC), do Centro de Extensão, a análise da documentação apresentada pelo estudante e a atribuição das horas cabíveis, observados os limites fixados na tabela em anexo.

Art.3º A carga horária mínima exigida para cumprimento das Atividades Complementares é de acordo com o Currículo Pleno do curso.

Art.4º A documentação exibida pelo estudante deverá observar estes requisitos:

I - Certificação original das atividades desenvolvida expedida por instituição regularmente constituída;

II - Número total de horas de atividade.

§1º Os certificados que informarem o período da atividade, sem menção à carga horária respectiva, permitirão o lançamento máximo de 1 (uma) hora por dia, observadas os limites fixados na tabela em anexo.

§2º A documentação relativa a atividade desenvolvida em instituições sediada no exterior, certificadas em língua estrangeira, será acompanhada de tradução realizada por tradutor oficial.

Art.5º O NAC fixará, previamente, o número de horas complementares atribuíveis às atividades promovidas pelos Núcleos do Centro de Extensão e pelo Diretório Acadêmico.

Art.6º Somente permitirão registro como Atividades Complementares aquelas que guardem pertinência temática com o curso e que sejam desenvolvidas após ingresso do estudante na Faculdade de Administração Milton Campos (FAMC).

Parágrafo Único. Os estudantes que ingressaram na FAMC mediante transferência poderão computar as atividades previstas no caput, que tenham sido desenvolvidas durante o período em que estiveram matriculados no curso do qual se transferiram.

Art.7º As Atividades complementares não poderão ser cumpridas em uma só modalidade, devendo ser atendidos os limites individuais e globais previstos na tabela do Anexo.

Art.8º Será obrigatória a matrícula em Tarefa Especial - Atividades Complementares, caso o estudante necessite de prazo, após aprovação nas disciplinas do Currículo Pleno, para a conclusão das horas exigidas nesta Resolução.

Parágrafo Único. A apresentação de certificados para cômputo de horas de atividades complementares apenas será permitida em até 2 (dois) semestres após o cumprimento das disciplinas do Currículo Pleno.

Art.9º O NAC decidirá os casos omissos.

Art. 10 Esta resolução entra em vigor a partir da data de sua assinatura, revogando todas as regras correlativas anteriores.


Nova Lima, 02 de março de 2016.

Profa. Flávia Augusta Vianna Diniz Lasmar
Presidente do Conselho Superior da Faculdade de Administração Milton Campos

 

GRUPO I: ATIVIDADE ACADÊMICA

SUBGRUPO

ATIVIDADES

LIMITE/PONTUAÇÃO

1

Disciplina ofertada, em regime seriado, pela Faculdade de Administração Milton Campos e que integre, como parte flexível a grade curricular (em até 30 horas cada, ou conforme a carga horária estabelecida efetivamente).

90

2

Disciplina ofertada por outros cursos das Faculdades Milton Campos (em até 30 horas cada)

90

3

Monitoria na Faculdade de Administração Milton Campos (30 horas por semestre)

60

4

Curso de língua estrangeira, cursado no Brasil ou no exterior (10 horas por nível cursado em cursos intensivos, ou por semestre em cursos sequenciais regulares, ou por mês cursado no exterior).

60

5

Disciplina ofertada por faculdade no exterior, através de convênio firmado com a Faculdade de Administração Milton Campos, e que não possa ser aproveitada para dispensa de disciplina (até 25 horas cada).

100

6

Disciplina ofertada por faculdade no Brasil ou no exterior, sem convênio com a Faculdade de Administração Milton Campos, e não aproveitada para dispensa de disciplina equivalente (até 10 horas cada)

50

GRUPO II: ATIVIDADE EXTENSÃO

SUBGRUPO

ATIVIDADES

LIMITE/PONTUAÇÃO

1

Participação em congressos, seminários, jornadas, conferências, simpósios, encontros, debates, cursos de extensão e outros eventos ou programas, bem como a participação na organização dos mesmos, promovidos pelas Faculdades Milton Campos (máximo de 10 horas por evento), e mediante declaração do professor responsável em se tratando da organização – não sendo esta modalidade acumulável com: bolsista de iniciação científica e monitoria ou membro do Diretório Acadêmico em exercício de mandato, visto que tal atividade é intrínseca ao compromisso assumido (observado o disposto no artigo 6º da Resolução).

100

2

Participação em congressos seminários, jornadas, conferências, simpósios, encontros, debates e outros eventos ou programas em outras Instituições de ensino ou pesquisa (máximo de 10 horas por evento).

100

3

Participação tele-presencial ou a distância em congressos, seminários, jornadas, conferências, simpósios, encontros, debates e outros eventos ou programas em Instituições de ensino ou pesquisa (máximo de 10 horas por evento, limitado a um evento por dia).

60

4

Participação, como voluntário, nos termos da Lei do Voluntariado, de trabalhos de assistência á comunidade, perante instituições públicas ou privadas (até 10 horas por semestre certificado)

60

5

Intercâmbio - 10 horas por semestre

20

6

Estágio regularmente cumprido perante instituição conveniada, nos termos da regulamentação própria, não cumulável com o estágio obrigatório aos alunos matriculados a partir do 7º período (30 horas por semestre certificado)

60

GRUPO III: ATIVIDADE PESQUISA

SUBGRUPO

ATIVIDADES

LIMITE/PONTUAÇÃO

1

Iniciação Científica: Trabalho Científico originário das linhas de pesquisas adotadas pela Faculdade (30 horas cada)

100

2

Participação em grupo de estudo regularmente constituído na Faculdade, mediante orientação de professor específico e presença em pelo menos 75% dos encontros (até 30 horas por semestre certificado se for 2 vezes por semana, caso seja 1 vez por semana, será 15 horas por semestre).

60

3

Apresentação de resultados de pesquisa e/ou produção acadêmica em eventos científicos, participação em conferências, palestras ou seminários como expositor principal, panelista ou debatedor (até 10h cada - vedado o cômputo de participação como presidente de mesa)

50

4

Produção de pesquisa como monitor de disciplina, na Faculdade de Administração Milton Campos, sobre orientação do Professor responsável pela monitoria, mediante apresentação de relatório final de pesquisa, artigo ou monografia 9 até 10h por semestre de pesquisa desenvolvido).

40

5

Publicação no Jornal das Faculdades Milton Campos (5 horas cada)

50

6

Publicação em jornais de circulação física nacional ou regional, publicados ou editados por Instituição de ensino ou pesquisa (5 horas cada)

25

7

Publicação científica em revistas editadas por Instituições de ensino ou pesquisa, física ou virtual, desde que indexada oficialmente ou participação na publicação de livro jurídico (até 25 horas cada)

25

8

Publicação em anais de Congressos, Seminários, Simpósios etc, desde que tenham ISNB ou ISSN registrados, mediante apresentação de certificados e/ou cópia dos anais. Resumos (até 10 horas cada) e Textos completos (até 25 horas cada)*

25

GRUPO III: ATIVIDADE DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

1

Participação em entidade estudantil, com comprovação mediante apresentação de ata de eleição, do Diretório Acadêmico (10 horas por mandato)

20

2

Participação como membro efetivo dos órgãos colegiados, mediante apresentação de declaração, atestado ou certificado próprio (10 horas por mandato)

20

* Se os encontros forem 2 vezes por semana. Se for 1 vez será lançado 15 horas.

Edital de Monitoria FDMC - 2018/2 - RETIFICADO

Clique AQUI e confira 

Edital de Monitoria FAMC - 2018/2

Clique AQUI e confira

Termo de Compromisso

COMPROMISSO DO MONITOR
No exercício de sua função, o Monitor deverá cumprir as seguintes determinações:

1 - Apresentar-se ao Núcleo de Monitoria, para assumir suas funções, na data designada pela Coordenação de Monitoria, após a publicação do resultado final do concurso;
2 - Participar das reuniões com a Coordenação da Monitoria, mediante convocação;
3 - Após a posse, apresentar-se ao seu orientador e demais professores das disciplinas e, no prazo máximo de 07 (sete) dias, depositar, na Secretaria do Centro de Extensão, o Plano de Trabalho definitivo, com a definição dos dias e horários de atendimento, assinado pelo professor orientador;
4 - Manter atualizados, junto à secretaria do Centro de Extensão, todos os seus dados pessoais (email, telefones, endereço);
5 - Cumprir o plano de trabalho aprovado pela Coordenação, agindo de acordo com a regulamentação de sua atividade (resolução, regulamento, edital, vigentes);
6 - Propor horários de atendimento que efetivamente tornem sua monitoria disponível aos alunos dos dois turnos, sou seja, dividir proporcionalmente os seus horários de atendimento entre o fim das aulas da manhã e início das aulas da tarde. Para isto, observar:
a) que os horários da monitoria jamais devem se sobrepor aos horários das aulas regulares, não podendo ser fixados, em hipótese alguma, entre as 7:30h e as 11h, e entre as 19h e as 22:30h;
b) os dias em que os alunos regulares do(s) período(s) por sua monitoria têm aulas no terceiro horário, evitando sobrepor o horário de monitoria aos horários das aulas regulares; (ex: se sua monitoria é de Civil I, disciplina oferecida, no currículo regular, no 2º período, e os alunos tiverem aulas de uma outra disciplina do 2º período na quinta e na sexta-feiras, não oferecer a monitoria entre as 11h e 12h40 destes dias);
7 - Registrar os atendimentos efetuados, nos formulários próprios oferecidos pela Coordenação da Monitoria;
8 - Atuar na organização e acompanhamento de seminários, debates, conferências e outras atividades de extensão vinculadas ao departamento de sua disciplina e a outros departamentos, em razão da naturesa interdisciplinar das mesmas. Observe-se que o tempo despendido no exercício de tais atividades não será contabilizado no horário semanal do monitor, uma vez que se trata de atividades eventuais ou sazonais;
9 - Auxiliar os alunos, orientando-os não somente nas atividades de estudo, mas atambém de pesquisa, na formação de grupos de estudo, dentre outras que o próprio monitor vier a propor;
10 - Entregar até o dia 19 de cada mês, o relatório mensal assinado pelo orientador, detalhando suas atividades desenvolvidas durante o mês segundo modelo fornecido pela Coordenação de Monitoria, sob pena de suspensão da bolsa;
11 - Exercer carga horária de 10 (dez) horas semanais, estipuladas pelo monitor e sob autorização expressa do orientador e ciência da Coordenação de Monitoria, sendo 03 (três) horas dedicadas à pesquisa e aprofundamento da matéria, sob orientação do professor orientador e em consonância com a metodologia estabelecida pelo Núcleo de Pesquisa (ver site);
12 - Comunicar, previamente e por escrito, ao Centro de Extensão, qualquer mudança de horário ou impossibilidade de comparecimento em dia de atividade, assinalando a data e horário em que a reposição será realizada, também fazendo constar a informação no relatório mensal subsequente;
13 - Exercer as atividades da monitoria até o dia seguinte àquele designado para a prova especial da respectiva disciplina;
14 - Portar-se cordial e eticamente, valorizando o exercício de sua atividade e comprometendo-se a contribuir para o seu aprimoramento contínuo e para a excelência da extensão universitária

Portaria nº 4 e 5 - FAMC

Clique AQUI e confira as portarias de nomeação de Monitores da Faculdade de Administração Milton Campos.

Monitores / Horários 2018/1 - FAMC

 

Disciplina:  Matemática Aplicada

Nome: Frederico Neves Moreira Lopes

Horário: Segunda, quarta e sexta-feira - 17h às 19h

Sala 210

 

Disciplina: Estatística

Nome: Liliane Silva Ferreira Dutra

Horário: Terça, Quarta e Quinta-feira - 17h às 19h

Sala 209